Rua 25 de Março

Distância a partir do Angatu: 8,8km
Tempo de Caminhada: 2 horas


Uma das mais conhecidas e movimentadas ruas do Brasil está no centro da cidade de São Paulo. Com milhares de visitantes por dia, é considerada o maior centro comercial da América Latina já que a rua é tomada por varejistas e atacadistas.

A origem está ligada a importantes processos de colonização e urbanização da capital paulistana. A rua recebeu esse nome em 1865 para homenagear a data da promulgação da primeira Constituição brasileira em 25 de Março de 1824.

Mas voltando a atualidade, é conhecida pelo comércio abrangente que inclui lojas de tecidos, brinquedos, presentes e armarinhos que tem forte influência nas atividades econômicas da cidade de São Paulo, movimentando bilhões de reais por ano nos mais de 4800.

Mesmo com as adaptações necessárias, a rua mantém sua importância social, cultural e econômica para a cidade de São Paulo e para o Brasil.

São mais de 60 mil trabalhadores nessa região, entre eles estão lojistas, atendentes, seguranças, camelôs, policiais e encarregados da limpeza, entre outros.

Quando for visitar a rua, você vai perceber o alto volume de barracas de camelôs que disputam espaço com as lojas comerciais, shoppings e galerias, cada um ofertando uma infinidade de produtos nacionais e importados com preços bem mais baixos que o comum, então quem está buscando por economia, adora aproveitar os precinhos.

Essa cultura de preços baixos tem uma história, na ocorrência das enchentes os comerciantes vendiam as mercadorias que conseguiam salvar dos alagamentos por preços baixos, o que gerou a fama de comércio popular à região.

Porém, o lado ruim desse ponto turístico são os casos de irregularidades com mercadoria, baixa segurança pública e excesso de pedestres. Isso exige uma certa paciência e certos cuidados de quem quer fazer esse passeio. Preparado para as compras?

Vem pro Angatu