Pinacoteca
Distância a partir do Angatu: 9,7km
Tempo de Caminhada: 2h10min
Considerado um dos mais importantes museus do Brasil e o mais antigo da cidade de São Paulo, a Pinacoteca é um acervo de artes visuais que conta a história do Brasil desde o século 19.
O prédio do ano de 1900 foi projetado por Ramos de Azevedo, um dos principais ícones da arquitetura da cidade e, inicialmente, o museu tinha apenas 26 pinturas, hoje são mais de 9 mil obras de artistas renomados e tem foco na exposição da arte brasileira dos séculos 19 e 20.
As exposições temporárias também acontecem com frequência e são recebidas no primeiro piso do prédio.
A Pinacoteca é um lugar histórico e delicioso para passear. Quase foi extinto em 1930 quando teve suas atividades suspensas, ficando fechada durante toda a revolução, servindo de alojamento aos soldados da Primeira Legião, vinda do Paraná. No mesmo ano, o edifício foi danificado por um incêndio que destruiu grande parte do acervo e vários documentos.
Hoje, a Pinacoteca é uma das mais dinâmicas instituições culturais do país e faz parte do circuito internacional de exposições. A organização também promove diversos eventos culturais e é responsável pela administração da Estação Pinacoteca, que tem foco em exposições de arte contemporânea, da Biblioteca Walter Wey e do Centro de Documentação e Memória da instituição que garante a organização e preservação dos documentos arquivados.
Se você for um amante de arte e cultura, também pode dar uma passadinha nesse lugar que tem muita história para contar.
Abre às segundas-feiras enquanto a maioria dos outros centros culturais estão fechados, mas atente-se porque às terças-feiras está fechado.
Próximo à Pinacoteca fica o Jardim das Esculturas, arte ao ar livre que vale um passeio duplo.
Uma última dica é que você pode estacionar gratuitamente na Pinacoteca, assim pode curtir o passeio livre de preocupações.