Parque Ibirapuera
Distância a partir do Angatu: 2,1km
Tempo de Caminhada: 25 minutos
Considerado um dos parques caçulas, o Ibirapuera com 64 anos é conhecido por sua história, arquitetura, paisagismo, flora e fauna, motivo de orgulho para a cidade de São Paulo. O Parque dispõe de diversas atrações artísticas, culturais e científicas, além de grandes espaços ideais para exposições.
No âmbito cultural há dois espaços representando diferentes etnias, o Pavilhão Japonês é um espaço criado em homenagem a cultura japonesa e seus imigrantes, é uma construção réplica do Palácio Katsura de Quioto e um recanto de calmaria rodeado por um jardim que esbanja lindas árvores ornamentais, um lago com carpas e a exposição da cultura japonesa como trajes de guerreiros e objetos típicos.
Com o mesmo objetivo, também há o Museu Afro Brasil que relata a história e cultura afro-brasileira sob a perspectiva do negro. É uma imersão na história do nosso país.
Para os amantes da ciência, dois espaços são bem atrativos. O Planetário Professor Aristoteles Orsini representa a astronomia com foco em educação, cultura e entretenimento, é um patrimônio histórico e científico com atrações para todas as idades. O outro é a Escola Astrofísica que conta com uma biblioteca especializada, além de promover exposições, observações monitoradas com telescópios, palestras e cursos semestrais.
Se você está na expectativa de informações sobre os museus, são dois dentro do parque, o Museu da Arte Moderna (MAM) tem um acervo com mais de 4000 obras de arte contemporânea nacionais e internacionais. Além disso, também contempla biblioteca, ateliê, auditório, restaurante e para os interessados, cursos são disponibilizados. O outro é o Museu de Arte Contemporânea, contemplando mais de 10 mil obras de artistas renomados, o espaço também permite o acesso à biblioteca, loja ou visita guiada pelo prédio.
Sobre os amplos e famosos espaços para eventos e exposições, a OCA tem arquitetura assinada por Oscar Niemeyer e é designado para exposições, possui mais de 10 mil metros quadrados e abriga diferentes obras de arte e museus. O Bienal é um segundo espaço, também conhecido como Pavilhão Ciccillo Matarazzo, conta de mais de 5 mil metros quadrados ideal para abrigar arquivos históricos de arte, sendo ele o maior da América Latina. O espaço promove cursos, palestras e seminários. Por último, mas não menos importante, o Auditório com programação semanal diversificada com foco nas atividades culturais e musicais, foi criado por Oscar Niemeyer e dispõe de 800 assentos, palco para shows ao ar livre e escola de música.
E para quem aprecia o ar livre, o Jardim de Esculturas é um museu em um jardim de 6 mil metros quadrados que abriga mais 30 esculturas distribuídas e paisagismo de Burle Marx, mas não se preocupe, é possível visitar tudo isso sem deixar nada para trás porque há um mapa que demarca todas as obras.
Além de todas estas atrações, ainda há caminhadas no parque que são anunciadas regularmente e passeios guiados para os visitantes.