Parque Estadual da Cantareira

Distância a partir do Angatu (até o Núcleo Cabuçu): 35km
Tempo de Transporte Público: 2 horas aproximadamente


Um dos maiores parques de São Paulo, é o Parque Estadual da Cantareira. Inaugurado em 1962, ele possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo, com 7.900 hectares divididos em vários núcleos de visitação que abrangem os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras, cada um com suas particularidades e com sua beleza para lá de especial.

Para os trilheiros de plantão, é o lugar ideal para mais uma aventura.

O núcleo Pedra Grande é o mais visitado, oferece ao público um contato direto com a Mata Atlântica e uma aventura por quatro trilhas com dificuldades diferentes. A trilha das Figueiras tem 1200 metros de percurso, a trilha da Bica tem 1500 metros e um percurso suave, a trilha da Pedra Grande é a mais extensa e íngreme com 9500 metros e a trilha do Bugio com 330 metros é a menos dificultosa.

O núcleo Engordador tem esse nome por conta da engorda de gado que acontecia numa fazenda que existia nessa área. Esse núcleo oferece mais cinco trilhas, são elas: a trilha da Cachoeira com 6500 metros, a trilha do Macuco com 700 metros de percurso leve, a trilha de Mountain Bike com 1400 metros cujo percurso varia entre leve a íngreme, a trilha do Sagui e a trilha do Macuco com 1000 metros cada uma.

Outro núcleo é o Águas Claras, voltado para a educação ambiental e tem foco na preservação dos rios. 80% de sua área total foi decretada como área de proteção aos Mananciais. Como de costume, são mais cinco trilhas oferecidas nessa região. São elas a trilha das Águas Claras com quase 700 metros, a trilha da Samambaia-açu com extensão de 1250 metros, a trilha das Araucárias com 1250 metros, a trilha da Suçuarana com 1200 metros e a trilha do Pinheirinho que é bastante extensa e procurada por trilheiros de veículos Off-Road.

E as trilhas ainda não acabaram. O quarto e último núcleo é o Cabaçu que ocupa cerca de um terço do parque. Foi aberto à visitação em 2008 e oferece mais cinco trilhas. A trilha do sagui com 730 metros, a trilha da cachoeira com 5200 metros que como o próprio nome diz oferece uma linda cachoeira no final do percurso, a trilha da jaguatirica com 1000 metros e a presença de uma vegetação exótica e a trilha do tapiti com apenas 250 metros.

Ufa! São muitas trilhas para percorrer e onde você poderá se surpreender com a diversidade de animais e a rica flora local, com algumas espécies ameaçadas de extinção.

Então se você gosta de trilhas, caminhadas e natureza, já sabe: o Parque Estadual da Cantareira é o lugar ideal para explorar lindas paisagens.

Vem pro Angatu