Parque da Independência

Distância a partir do Angatu: 8km
Tempo de Caminhada: 1h40min


Considerado um marco histórico nacional, o Parque da Independência foi inaugurado em 1989 e carrega consigo uma história e tanto. Foi ali que Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil.

São mais de 161 mil metros quadrados de área que recebe anualmente cerca de 576 mil visitantes.

O parque abriga também o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência, a Casa do Grito, o Museu de Zoologia e claro uma área verde extensa de bosque, com um trabalho especial de paisagismo nos lindos jardins franceses.

Para quem ficou curioso com as atrações do parque aí vão algumas breves curiosidades:

- Museu do Ipiranga: é o museu público mais antigo da cidade, o mais importante da Universidade de São Paulo e um dos mais visitados da capital paulista.

- Monumento à Independência: também chamado de Cripta Imperial, o lindo monumento de escultura em granito e bronze foi construído para abrigar os restos mortais de Dom Pedro I e de Leopoldina e Amélia, que foram esposas do imperador.

- Casa do Grito: é a casa que aparece na famosa pintura de Pedro Américo em sua obra “Independência ou Morte”, ela passou por reformas e hoje abriga exposições de diversos temas relacionados à cidade de São Paulo.

- Museu de Zoologia: além do espaço de visitação, o museu abriga coleções científicas de diversos grupos zoológicos, é ambiente de pesquisa para professores e alunos da USP.

A infraestrutura também conta com uma praça para eventos, estacionamento, pista de corrida, aparelhos de ginástica, playground, área de estar, sanitários, chafariz com fonte e cascata construídos em 1922, possui estacionamento gratuito, rede wi-fi e acessibilidade em todas as áreas.

A procura pelo parque tem os mais variados objetivos, entre prática de esportes, famílias fazendo piquenique, fotógrafos registrando os momentos em cada clique, animais passeando com seus donos e visitantes relaxando sob a sombra das árvores e apreciando as diversas espécies de pássaros e árvores frutíferas.

Para os apreciadores da natureza, o parque é a casa de 160 espécies diferentes de árvores e no bosque são aproximadamente 350 espécies, entre árvores, arbustos e ervas. Vale a pena conhecer!

Fotos: Museu do Ipiranga.

Vem pro Angatu