Parque Burle Marx
Distância a partir do Angatu: 7,7km
Tempo de Caminhada: 1h40min
Localizado na região sul de São Paulo, o Parque Burle Marx tem uma proposta diferente se comparado com os demais parques da cidade. A ideia não é apenas proporcionar lazer e diversão. O grande foco é preservar o que restou da Mata Atlântica paulista.
Com uma área de 138 mil metros quadrados, foi projetado em 1950 pelo arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx. Na época, a ideia dele não era construir um grande parque que seria inaugurado em 1995 e sim incorporar os jardins de uma casa que nunca chegou a ser concluída. E o nome foi dado em homenagem ao arquiteto.
A estrutura do parque conta com três trilhas, o bosque, lagos, um grande gramado central, playground, horta comunitária, espaço para piquenique e eventos e algumas construções importantes para a história e a arquitetura nacionais como a Casa de Taipa e Pilão e o Jardim Burle Marx.
O jardim de Burle Marx é a principal atração, com suas palmeiras imperiais, esculturas, espelhos d’água, além de um belo gramado de duas cores que imita um tabuleiro de xadrez.
Atualmente, o parque conta com alguns projetos e iniciativas para atrair o público. O mais conhecido deles é a Feira Orgânica no Parque, que funciona todos os sábados. Um espaço para food trucks também foi reservado. Além disso, são disponibilizadas atividades gratuitas, que vão desde aulas de golfe, tai chi chuan, yam yoga até crossfit e técnicas de aquarela.
Um passeio por um rico patrimônio botânico da cidade.