Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
Distância a partir do Angatu: 7,3 km
Tempo de Caminhada: 1h40min
O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, como o próprio nome sugere, carrega a história da vinda dos japoneses para o Brasil, seu período de adaptação e dificuldades enfrentadas. A história percorre os anos, demonstrando a herança dos japoneses na cultura, na agricultura e gastronomia brasileira, por exemplo.
O museu foi inaugurado em 1978, na comemoração do 70º aniversário da imigração japonesa no Brasil.
O museu conta com 1592 metros quadrados, divididos em andares onde está o acervo que possui mais de 97 mil peças como fotos, filmes e vídeos de famílias japonesas e retrata a história vivida pelos imigrantes, que chegaram ao Brasil em 1895 e conquistaram seu espaço no país, em especial na região de São Paulo.
Em toda essa estrutura há uma biblioteca que dispõe um acervo com mais de 5 mil objetos e 28 mil documentos escritos como diários, jornais livros e revistas e ainda 10 mil fotos, porém o acesso a biblioteca é restrito aos pesquisadores, escritores e jornalistas.
Se você é descendente de japoneses, pode consultar a um sistema no oitavo andar do edifício e ter acesso a uma série de informações sobre os seus antepassados como por exemplo, a data de chegada no Brasil, cidade onde chegaram e sua província. Além disso, estão arquivados documentos como o Tratado da Amizade entre Brasil e Japão e documentos dos primeiros imigrantes. Há ainda, um andar que retrata os cinquenta anos pós-guerra.
O museu é aberto de terça-feira a domingo, das 13h30 às 17h00 e há uma taxinha de entrada no valor de R$ 12,00.