Museu de Arte Sacra
Distância a partir do Angatu: 10,2km
Tempo de Caminhada: 2h15min
O Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma das principais instituições brasileiras responsáveis pela conservação e exposição de objetos relacionados a igreja católica. Foi criado por iniciativa de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro.
O acervo do museu começou ser criado a partir de 1907, quando as primeiras imagens sacras de igrejas e pequenas capelas de fazendas começaram ser recolhidas, evitando que fossem demolidas junto com as construções. O museu teve inauguração apenas em 1970 quando foi aberto à visitação.
O prédio do século 18, é um dos mais bem preservados do período colonial, a construção teve origem em uma pequena capela que homenageava Nossa Senhora da Luz.
Atualmente, o museu ocupa parte do Mosteiro da Luz onde estão imagens de santos produzidas entre os séculos 19 e 20 no Brasil e na Europa, além de quadros, pratarias e mobiliários usados nas missas ao longo dos séculos. Também há uma exposição com presépios de vários países do mundo e outros objetos incríveis como joias, objetos em ouro, móveis e obras de arte esculpidos em madeira.
Alguns dos grandes artistas que assinaram as obras do acervo são: Mestre Valentim, Frei Agostinho de Jesus, Frei Agostinho da Piedade, Mestre Ataíde, Almeida Júnior e Benedito Calixto. Destaca-se a escultura Nossa Senhora das Dores, criada pelo renomado artista Aleijadinho.
Uma segunda atração é a chamada Casa-Forte que é um antigo cemitério que abriga algumas das mais preciosas peças da coleção, lá encontram-se vários conjuntos de relevância histórica e artística.
A visitação fica disponível de terça-feira à sexta-feira das 09:00 às 17:00 horas e nos finais de semana das 10:00 às 18:00 horas. Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia) e aos sábados, o museu tem entrada gratuita.