Museu da Imigração

Distância a partir do Angatu: 11,2 km
Tempo de Caminhada: 2h25min


A cultura brasileira é composta de uma linda mistura étnica, cada um de nós tem descendentes de diferentes lugares do mundo. E o Museu da Imigração do Estado de São Paulo retrata essas raízes, os fluxos de imigração no país e cria oportunidades para que o público compreenda as diferentes influências dos imigrantes na sociedade. É um dos principais pontos turísticos da cidade devido ao seu valor histórico, arquitetura centenária e atrações.

Localizado na zona Leste da cidade, o museu é o principal responsável pela preservação da memória dos imigrantes que chegaram ao Brasil em meados do século XIX e XX, sua cultura, trabalho e a importância de cada um para a construção da cidade de São Paulo.

A exposição principal é a coleção Migrar: experiências, memórias e identidades. Ela é dividida em oito módulos, que retratam o processo migratório. Um dos ambientes da exposição reconstitui a Hospedaria de Imigrantes do ano de 1887, que tinha como função acolher e encaminhar ao trabalho viajantes trazidos pelo governo. A hospedaria recebeu cerca de dois milhões e meio de pessoas de mais de setenta nacionalidades.

Cada história está preservada nos depoimentos, fotos, documentos e jornais que compõem o grande acervo. Há inclusive uma parede onde estão gravados na madeira mais de quatorze mil sobrenomes, provenientes de diversos países, de pessoas que passaram por ali.

A estrutura conta ainda com um jardim de 2.900 metros quadrados, e um café com um auditório com 96 lugares destinado à eventos, workshops, palestras e apresentações. O local tem acessibilidade, dispondo de um elevador para cadeirantes.

Além das exposições fixas, acontecem eventos e exposições temporárias no museu como a celebração do Dia dos Mortos e do Dia Nacional do Imigrante Italiano.

A visitação está aberta de terça-feira à sábado, das 9:00 às 17:00h e aos domingos das 10:00 às 17:00 horas, com opção de visitas educativas.

Vem pro Angatu