Museu da Arte Contemporânea
Distância a partir do Angatu: 3,4km
Tempo de Caminhada: 45 minutos
Inaugurado em 1963, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo já chama atenção por sua arquitetura impecável, mais uma obra de Oscar Niemeyer.
Não é apenas um centro de exposições de lindas obras de arte, mas também um incentivo ao ensino e a pesquisa artística, pois além de organizar exposições, também oferece disciplinas optativas aos cursos de graduação e especialização, além de atividades de ateliês e visitas orientadas.
O museu possui a mais importante coleção da América Latina, com cerca de 10 mil obras, especialmente pinturas à óleo, desenhos, gravuras, esculturas, cerâmicas e tapeçarias.
Uma das vertentes abordadas é a Arte Moderna que leva assinaturas de artistas renomados como Pablo Picasso. O Abstracionismo também é encontrado na coleção em diferentes tendências.
Porém, como sugere o nome do museu, a arte contemporânea é a grande estrela das artes visuais, que passam por diferentes evoluções ao longo dos anos, sempre acompanhando os acontecimentos históricos, como por exemplo a internacionalização artística decorrente da II Guerra Mundial e a evolução da arte junto com a modernidade, trazendo por exemplo a tendência da videoarte.
Outra grande atração, assim como na maioria dos demais museus e parques de São Paulo, é a biblioteca. Fundada com o museu, possui um acervo de aproximadamente 60.000 volumes entre livros, catálogos de exposições, periódicos, pastas de artistas, slides, vídeos e cartazes que abrangem os mais variados temas artísticos como artes plásticas, arquitetura, design, museologia, conservação e restauração.
O público é recebido às quartas, sextas e sábados das 11:00 às 14:30 horas.