Jardim Botânico
Distância a partir do Angatu: 7,1km
Tempo de Caminhada: 1h30min
O Jardim Botânico é uma área verde de 360 mil metros quadrados que tem o objetivo de mostrar o quanto a natureza é importante e lembrar a cada visitante sobre sua responsabilidade com ela e com a biodiversidade.
Inaugurado em 1928, é um ambiente tranquilo e refúgio da agitação da grande metrópole que impressiona por sua organização e limpeza. Mas para quem acha que o Jardim só oferece longos gramados e muitas plantinhas se engana, no parque também se encontram outras atrações que são mapeadas já no início do passeio:
- Estufas: as duas estufas abrigam plantas tropicais, especialmente da Mata Atlântica e exposições temporárias. As temperaturas em seu interior são elevadas, criando condições para o desenvolvimento das plantinhas.
- Lagos: o lago das Ninféias é artificial e abriga flores aquáticas que costumam florescer na primavera e verão além de 300 espécies de algas invisíveis a olho nu. Algumas aves gostam de ficar pelo lago e sua beleza deixa o lugar ainda mais bonito.
- Escadaria e Jardim de Lineu: as escadarias cujo design lembra as colunas gregas e o Jardim de Lineu que é conhecido por um lindo lago central, são excelentes para tirar fotos incríveis e recebem muitos casais para books.
- Jardim dos Sentidos: adaptado para atender deficientes visuais e cadeirantes, esse jardim contempla plantas aromáticas e de diferentes texturas.
- Trilhas: uma das mais conhecidas é a Trilha da Nascente, onde o visitante caminha por uma trilha suspensa de 360 metros que o levará até uma das nascentes do Riacho Ipiranga.
- Orquidário: com exposição de orquídeas de diversos tipos, inclusive as espécies exóticas e que estão em risco de extinção.
Além destas atrações do parque, o Instituto de Botânica preza pela educação ambiental e dispõe de uma biblioteca com cerca de 6400 livros e o Museu Botânico, inaugurado em 1942, proporciona atividades complementares de educação ambiental e é privilegiado com amostras da flora brasileira e uma coleção de produtos extraídos de plantas.
Quando for visitar, atente-se as regras do parque. Piqueniques são permitidos com algumas regras, mas não se preocupe, no Jardim há um restaurante e uma lanchonete para ninguém ficar com fome nesse passeio.