Catedral Metropolitana Sé

Distância a partir do Angatu: 8km
Tempo de Caminhada: 1h45min


Uma construção de destaque na região central de São Paulo é a Catedral Metropolitana da Sé, também chamada de Catedral Metropolitana Nossa Senhora Assunção, que surpreende por sua arquitetura.

Ela é considerada como o quarto maior templo neogótico do mundo que é um estilo arquitetônico do século 18 super charmosa e uma das maiores igrejas do Brasil, sendo a mais alta de São Paulo, com 111 metros de comprimento, 46 metros de largura e duas torres com 92 metros de altura, sem falar da enorme cúpula. Com todo esse tamanho, a igreja acomoda até oito mil pessoas.

A catedral tem uma cripta que é um enorme salão localizado debaixo do altar principal, onde estão guardados os restos mortais de pessoas importantes da história do nosso país. Nela estão sepultados bispos e arcebispos de São Paulo, o grã-cacique Tibiriçá dos Guaianás, que teve importante papel na fundação da cidade, o Regente Feijó, governante do Brasil durante o período regencial, o sacerdote Bartolomeu Lourenço de Gusmão, brasileiro a quem foi dada a primeira patente de invenção e os padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta. Se você quiser visitar a cripta é possível sim, mas através de um programa de visitação guiada porque ela não é aberta ao público.

A catedral tem um instrumento musical incrível, um órgão que foi construído em Milão no ano de 1954 e foi doado peça antiga companhia Antárctica e atual AmBev. O instrumento tem cinco teclados e mais de doze mil tubos sonoros é o maior órgão de tubos da América Latina. É claro que precisou ser restaurado e isso aconteceu entre 1996 e 1997 através do patrocínio do Banco Real. O som dele é incrível!

A igreja fica aberta diariamente das 08:00 às 19:00 e tem uma programação de missas ao longo do dia, os sinos são tocados sempre ao meio dia e às dezoito horas, nestes horários há a celebração de missas de segunda à sexta-feira. As confissões também são disponíveis todos os dias em horários específicos, vale a pena conferir a programação antes de ir.

Vem pro Angatu