Bairro Liberdade

Distância a partir do Angatu: 7,8km
Tempo de Caminhada: 1h40min


O Bairro Liberdade é um bairro turístico localizado na zona central de São Paulo. É conhecido pela grande comunidade japonesa, a maior do mundo fora do Japão.

A história da cultura japonesa no bairro começa em 1912 quando os imigrantes japoneses começaram a residir na região. Um dos motivos de procurarem essa parte da cidade é que quase todos os imóveis tinham porões, e os aluguéis dos quartos no subsolo eram baratos. Já nessa época começaram a surgir as atividades comerciais como hospedaria, empório e algumas firmas agenciadoras de empregos, formando assim a “rua dos japoneses”.

A região japonesa da cidade, tem as ruas decoradas com lanternas que dão um charme especial.

As opções gastronômicas são inúmeras e incluem bares de sushi, lojas de Ramen e barracas de macarrão yakissoba, bem como restaurantes chineses e coreanos. Tudo o mais tradicional possível.

As lojinhas de presentes e os supermercados vendem quimonos, panelas e iguarias asiáticas, transformando o bairro no mais oriental de São Paulo e com a maior referência de cultura nipônica.

Quando você andar pela Liberdade, não esqueça de olhar para o chão! Desenhado nas calçadas está o Mitsudomoe, um símbolo xintoísta que significa harmonia entre o homem, o céu e a terra!

A Liberdade deixou de ser um reduto exclusivo dos japoneses. Muitos deixaram de residir na região, mantendo apenas seus estabelecimentos comerciais. Com isso, o bairro passou a ser procurado também por chineses e coreanos, o que fez com que o bairro não fosse apenas conhecido como o “bairro japonês”, mas também como o “bairro oriental” de São Paulo.

Além de todos esses atrativos, a Praça da Liberdade é utilizada como palco para manifestações culturais, como a dança folclórica japonesa.

E aos sábados, acontece a Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade conhecida como Feirinha da Liberdade. É umas das atrações mais tradicionais e movimentadas do bairro, que ocorre desde 1975 na Praça da Liberdade.

A feira é dividida entre as barracas de artesanato, decoração, acessórios, roupas e as barracas de alimentos, que servem comida da culinária japonesa, chinesa e brasileira. Vale experimentar o guioza, takiyoki (bolinho frito na chapa recheado de polvo), doce de feijão azuki, tempurá, okonomiyaki (típica panqueca japonesa) e o tradicional pastel japonês frito na hora.

O funcionamento da Feirinha da Liberdade é de sábado das 9h às 18h e domingo das 9h às 19h, sempre na Praça da Liberdade que fica na saída do metrô.

Bairro da Liberdade é ótimo para passar umas horinhas como se estivesse no Oriente!

Foto: São Paulo Sem Mesmice.

Vem pro Angatu